A distância nos separa, o esporte nos une

Nathália Rocha

Mais do que o espírito esportivo, eventos como o Inter Assis buscam a união entre os participantes

Seja para ver o resultado de todo o esforço do ano, pela chance de integração e aprendizado com outras instituições ou pelas festas, para muitos estudantes, os jogos universitários de que suas instituições participam são os eventos mais aguardados do ano. No caso do Interunesp, esse ano Inter Assis, essa ansiedade não só é real, como se justifica pela dimensão do evento: ao todo, são vinte e dois campi, mais de oito mil participantes e quatro dias de evento.

No Inter Assis, o espírito de equipe é um dos pontos fortes do evento (Foto: Pridia)

No Inter Assis, o espírito de equipe é um dos pontos fortes do evento (Foto: Pridia)

Pela variedade de objetivos e expectativas que a atividade envolve, é difícil descrevê-la segundo apenas um ponto de vista. Um ano de organização integrada entre as atléticas dos campi que resulta em jogos todos os dias, torcidas organizadas e baterias que acompanham o ritmo das equipes, e festas praticamente o dia todo.  Trata-se, portanto, de um evento para todos os gostos. Pedro Borges, membro da Atlética de Bauru e do time de futebol de salão, descreveu o Interunesp como único, ressaltando seu destaque como evento esportivo.

Durante os jogos, torcidas organizadas dão o tom dos gritos de guerra (Foto: Pridia)

Durante os jogos, torcidas organizadas dão o tom dos gritos de guerra (Foto: Pridia)

“O Inter é um torneio universitário completo. O seu nível esportivo é primoroso e está cada vez mais alto. Além de equipes muito bem treinadas e atletas de destaque regional, o Inter tem uma organização diferenciada, sendo melhor, inclusive, para muitos, do que a de Jogos Regionais do Interior. Soma-se a isso, é claro, a integração. O Inter é um torneio único porque as pessoas entendem que ele foi criado para a integração entre os alunos da Unesp.”, explica o jogador da equipe vencedora.

Para todos os gostos: além dos jogos, festas temáticas animam os que participam do Inter Assis (Foto: Pridia)

Para todos os gostos: além dos jogos, festas temáticas animam os que participam do Inter Assis (Foto: Pridia)

Pela décima vez, Bauru foi campeão do torneio, o que incentiva brincadeiras por parte de outras equipes e mesmo uma integração entre essas para torcer contra o campus, mas sempre de forma amigável. Durante os jogos, gritos como “Bauru não tem amigos!” e outros xingamentos animam as torcidas rivais. Mas toda a animosidade desaparece nas festas e na hora da contagem de pontos, momento em que fica claro o respeito entre as equipes e, mais do que isso, o espírito de integração que envolve a atividade.

Durante as festas, fica claro o clima de integração que o torneio incentiva (Foto: Pridia)

Durante as festas, fica claro o clima de integração que o torneio incentiva (Foto: Pridia)

A estudante de Jornalismo e membro da equipe de natação, Julia Germano Traviesso falou sobre o sentimento de representar seu campus e da emoção que isso implica. “Acho que o Inter é muito legal pra qualquer um, mas saber que o meu esforço do ano todo não foi em vão, que somou pontos e fez Bauru campeão pela décima vez é sensacional. É a terceira vez competi e é a terceira vez que ouço Bauru sendo anunciado como primeiro lugar. Isso não tem preço.”.

Após a contagem dos pontos, Bauru comemora a sua décima vitória (Foto: Pridia)

Após a contagem dos pontos, Bauru comemora a sua décima vitória (Foto: Pridia)

O Interunesp é o maior evento de jogos esportivos da América Latina, tanto pela quantidade de atletas e equipes que mobiliza, quanto pela organização e valorização do desempenho esportivo. No Brasil, também merecem destaque o Integramix, o TUSCA e os Jogos Universitários Brasileiros. Avaliando esses efeitos, Pedro aponta que, embora também sejam grandes, não são tão abrangentes como o Inter, sempre há uma lacuna força esportiva ou no incentivo à integração. “É uma experiência de vida, uma oportunidade única de conhecer novas pessoas. Não há como descrever a sensação de participar da organização do maior torneio universitário da América Latina. É realmente algo muito bom!”, finalizou o integrante da equipe de futsal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s