A nova forma de impressão 3D

Lívia Lago

Impressora 3D é capaz de fornecer avanços tecnológicos e melhorar a qualidade de vida das pessoas

A tecnologia é uma ciência extremamente empreendedora, isso ninguém pode negar. Sempre buscando evoluir, ela surpreende cada vez mais com suas novas ideias, projetos e invenções. Uma invenção que se destacou recentemente é a impressora 3D: a impressora capaz de transformar qualquer protótipo tridimensional em um objeto real.

Impressora 3D produzindo uma peça de xadrez na feira de tecnologia em Las Vegas (Foto: Divulgação)

Impressora 3D produzindo uma peça de xadrez na feira de tecnologia em Las Vegas (Foto: Divulgação)

Com o potencial proporcionado pela impressora, não faltaram pessoas e empresas dedicadas em desenvolver novas ideias com o uso da máquina. A inovação dentro da inovação: a impressora 3D não é só uma evolução tecnológica, ela permite que a tecnologia evolua através dela.

Porém, para que essa evolução seja feita, é necessário o empenho e a criatividade do ser humano. Algo que na verdade não é problema. O problema está nas suas intenções. Afinal, que utilidades vamos dar a essa máquina? Quem vamos beneficiar? Questões que devem ser avaliadas de maneira bastante pertinente, pois o ser humano tem muito potencial, mas nem sempre o usa para uma boa causa.

Um exemplo claro disso são as tentativas de fabricação de armas de fogo com a impressora 3D. Empresas americanas têm investido nessa criação, numa verdadeira corrida bélica. Será que é esse o tipo de desenvolvimento que queremos ver (e ter)? Felizmente, nem todos pensam assim.

Leon McCarthy experimenta prótese feita por seu pai (Foto: Divulgação)

Leon McCarthy experimenta prótese feita por seu pai (Foto: Divulgação)

Paul McCarthy é um dedicado pai que sempre procurou um modo de sanar as limitações de seu filho Leon (12), que nasceu sem os dedos da mãe esquerda. Depois de muita pesquisa, Paul encontrou a solução em um vídeo na internet. O vídeo apresentava instruções para a criação de uma mão robótica feita com a impressora 3D. Paul seguiu as instruções e conseguiu fabricar uma peça semelhante. “Fazer com que seu filho seja feliz é a coisa mais recompensadora que você pode ter como pai, certo?”, afirma o pai.

Mas não é só esse pai americano que buscou promover qualidade de vida com a nova impressora. No País de Gales, cirurgiões do Hospital Morriston anunciaram este mês que vão usar a técnica de impressão em 3D para reconstruir o rosto de um paciente que foi vítima de um acidente de moto.

Inspiração: Leon testa a prótese e ela atinge as expectativas (Foto: Divulgação)

Inspiração: Leon testa a prótese e ela atinge as expectativas (Foto: Divulgação)

Após essas inspiradoras histórias, vamos torcer para que mais e mais pessoas e empresas também vejam não só a impressora 3D, mas todas as inovações tecnológicas como pontes que liguem a sociedade à qualidade de vida e ao bem-estar de todos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s