Com amor, Cazuza!

Flávia Simão

O Parque da Juventude, em São Paulo, foi palco para um espetáculo de saudade, tecnologia e muita música

Na noite de sábado (30), São Paulo homenageou o poeta, músico e compositor Cazuza. A apresentação, intitulada GVT Music Live, aconteceu no Parque da Juventude e contou com a presença de mais de 29 mil pessoas. O evento, gratuito, começou às 21 horas.

Cantor, compositor, poeta e escritor brasileiro, Cazuza. (Foto: polimorfismo cultural)

Cantor, compositor, poeta e escritor brasileiro, Cazuza. (Foto: polimorfismo cultural)

O show foi transmitido ao vivo pela internet e durou aproximadamente 2 horas. Seu projeto, com custo de 8,5 milhões foi boa parte incentivado pela Lei Rouanet, que permite que pessoas jurídicas ou físicas apliquem uma parte de seu imposto de renda no incentivo a ações culturais.

O holograma de Cazuza surgiu dançando com uma bandeira brasileira durante a canção "Brasil", uma das cinco em que a reprodução digital foi usada (Foto: Avener Prado/Folhapress)

O holograma de Cazuza surgiu dançando com uma bandeira brasileira durante a canção “Brasil”, uma das cinco em que a reprodução digital foi usada (Foto: Avener Prado/Folhapress)

O sentimentalismo tomou conta do show. Além de trazer Cazuza em formato de holograma, por uma triste coincidência, seu pai, João Araújo, 78, faleceu na mesma manhã do evento, o que propiciou a criação de laços de emoção entre os bastidores e o público presente. A mãe do cantor, Lucinha Araújo, cancelou sua presença no show, mas lembrou em mensagem exibida no telão que, no dia seguinte, seria comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Pedro Bial, amigo de infância de Cazuza afirmou que não sabia como reagir a um show desses. “Confesso que eu começo a tremer e a ficar com vontade de chorar só de pensar na possibilidade” afirma o jornalista.

Tocaram no evento vários amigos do músico, entre eles Israel, Arnaldo Brandão (coautor de “O Tempo Não Para”), Leoni (parceiro em “Exagerado”), Rogerio Meanda (compositor de “O Nosso Amor a Gente Inventa”) e Nilo Romero (último a dirigir o cantor no palco e diretor musical do tributo).

O holograma foi projetado no fundo do palco, atrás da banda de amigos que o acompanhava (Foto: Avener Prado/Folhapress)

O holograma foi projetado no fundo do palco, atrás da banda de amigos que o acompanhava (Foto: Avener Prado/Folhapress)

Gal Costa e Paulo Ricardo também participaram do evento. A primeira, cantando “Brasil”, “Codinome Beija-Flor” e “Preciso Dizer que Eu te Amo”, e Paulo, interpretando seis músicas no show. A imagem de Cazuza emocionou os espectadores nos últimos vinte minutos de apresentação, quando sua projeção apareceu no fundo do palco cantando “Exagerado”. A reprodução trazia gravações originais do cantor, assim como coreografava as danças da forma que fazia o próprio, incluindo suas roupas, a faixa vermelha na cabeça e a bandeira do Brasil. Seguiu com mais três de seus hits de sucesso. Apesar de ampliado nos telões, poucos traços da fisionomia de Cazuza puderam ser identificados.

O show teve participações especiais de Gal Costa, Paulo Ricardo e Kid Abelha (Foto: Léo Franco/AgNews)

O show teve participações especiais de Gal Costa, Paulo Ricardo e Kid Abelha (Foto: Léo Franco/AgNews)

O tamanho reduzido e o fato de estar projetado no fundo do palco, fazia o cantor parecer mais real apenas quando alguns músicos se aproximavam dele. No entanto, o roteirista Alexandre Rossi afirma que “a holografia não podia chamar mais atenção do que o conteúdo”. Mesmo em menor escala, Cazuza pode emocionar quem estava presente em sua homenagem em SP. A próxima apresentação, no Rio de Janeiro, ocorre dia 19 de Janeiro de 2014 na praia de Ipanema. A ideia de relembrar o cantor arrancou muitas lágrimas de alegria de quem sente saudades de Cazuza.

A GVT disponibilizou em seu site uma página com vídeos sobre o processo de produção da holografia, making off, depoimentos, trailer e muita emoção.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s