Depois de anos na carreira política, Berlusconi é expulso do Senado na Itália

Camila Padilha

Quarta-feira, 27 de novembro: dia turbulento no cenário político italiano. Para Berlusconi, em discurso feito em Roma, um dia “de luto” para a democracia na Itália. O ex-premiê estava prestes a ser expulso do Senado     

Sobre Silvio Berlusconi

Silvio Berlusconi, nascido em 29 de setembro de 1936, é um empresário muito rico e atuou como político desde a década de 90 na Itália, quase sempre no poder: ocupou o cargo como primeiro ministro por nove anos no total e, atualmente, é líder do partido conservador Forza Itália. Já recebeu diversos tipos de nomeações, como o apelido de II Cavaliere (O Cavaleiro), concebido em 1977 pelo presidente da República na época; Giovanni Leoni, entregue a empresários que se distinguem no ramo em que seguem; e até de 194º homem mais rico do mundo, pela revista Forbes deste ano. Berlusconi é dono de uma grande empresa italiana de comunicação televisiva chamada Mediaset, que detém uma das maiores audiências na região.

Silvio Berlusconi, ex-premiê da Itália (Foto: EFE/ veja.com.br)

Silvio Berlusconi, ex-premiê da Itália (Foto: EFE/ veja.com.br)

Seus governos foram marcados por grandes controvérsias. Berlusconi já sofreu várias acusações por envolvimento em procedimentos corruptos e até já realizou feitos que suscitaram revoltas, como a Lei Alfano, que estabeleceu o não julgamento dos quatro principais líderes do Estado (Presidente da República, Primeiro-ministro e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado) por qualquer delito que seja alheio a sua posição, enquanto estiverem no governo. O ex-premiê já foi alvo de escândalos, dentre eles a remuneração que deu em troca de serviços sexuais com uma marroquina menor de idade, ou seu suposto envolvimento com uma máfia.

A Expulsão

Mesmo depois de diversas rodadas de votação e de vários documentos apresentados, o presidente do Senado, Pietro Grasso, anunciou na quarta-feira, 27 de novembro, a expulsão de Silvio Berlusconi, condenado em um caso de fraude fiscal com sua empresa Mediaset nesse ano – mais um, em sua carreira política.   

Vários senadores apresentaram nove “propostas” no total com a intenção de que não fosse aplicada a Lei “Severino”, criada no governo de Mario Monti, que determinava a expulsão do Parlamento de condenados a penas com mais de dois anos de prisão, as quais foram analisadas e recusadas pelo Senado. Em um discurso no próprio dia da expulsão, Berlusconi afirmou que era um “dia de luto para a democracia italiana”.

Silvio Berlusconi perde seu mandato (Foto: Tiziana Fabi/AFP)

Silvio Berlusconi perde seu mandato (Foto: Tiziana Fabi/AFP)

Com toda essa situação, várias cenas estão decorrendo, como o fato de que Berlusconi perdeu a imunidade sem o mandato e corre o risco de ser preso em decorrência a outros processos em que está envolvido.

Outro exemplo é o título de Cavaliere, que o empresário pode perder, já que existe a possibilidade de revogação, caso o candidato não seja “digno”. Somente o processo de fraude que o fez ser expulso do Senado pode tirar-lhe também o título.

Com sua saída, Berlusconi também retira seu apoio e do seu partido ao mandato do atual primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta. Isso acabou fazendo com que Enrico pedisse, nesta quarta-feira (11), voto de confiança à Câmara dos Deputados. O presidente da República, Giorgio Napolitano, pediu a comprovação da maioria a favor do governo de Letta no Parlamento, o que exigiu votação tanto na Câmara quanto no Senado. O resultado da votação dos deputados saiu no mesmo dia, com 379 votos a favor, 212 contra e duas abstenções.

O vídeo abaixo trata sobre a cobertura da Euronew sobre a expulsão de Silvio Berlusconi, sua reação e as consequências da perda do seu mandato.

A Revista EXAME realizou uma panorama geral da História de Silvio Berlusconi, sua ascensão e queda. Leia mais clicando aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s