A FIFA tem pressa e o Paulistão sofre as consequências!

Flávia Simão

“A bandeira no estádio é um estandarte,

A flâmula pendurada na parede do quarto

O distintivo na camisa do uniforme

Que coisa linda, é uma partida de futebol”

(Skank)

É, mais uma vez, o país do futebol está dando as caras e se ajeitando do jeito que pode (ou consegue)! A Copa do Mundo vem chegando e, com isso, mil e uma alterações estão sendo feitas no calendário nacional para que sejam atendidas as demandas do evento. E lógico, o próprio abençoado futebol não poderia escapar dessa jogada!

Paulistão 2014 (Foto: Divulgação)

Paulistão 2014 (Foto: Divulgação)

A Federação Paulista de Futebol, ouvindo pedidos do grupo Bom Senso F.C., formado por jogadores de grandes clubes do nosso país e que foi criado em 2013, decidiu alterar o Paulistão 2014. O torneio, que começaria mais cedo para se adequar à Copa do Mundo, será mais curto.

A lógica futebolística emplacou o gol! A competição, que começou dia 19 de janeiro e terminará dia 13 de abril, terá, além dessa alteração na data, a volta do sistema de grupos, não se baseando mais em um único turno, mas mesmo assim, contará com as mesmas 19 rodadas.

Os 20 clubes que compõem o campeonato serão divididos em quatro chaves de 5 times cada, com os 4 times grandes (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos) sendo os cabeças das chaves. As equipes enfrentarão todos os times dos outros três grupos, em confronto único, totalizando 15 jogos. Os quatro de piores campanhas, independentemente da chave em que estiverem, serão rebaixados para a Série A-2 do campeonato de 2015. Após a fase de classificação, os líderes de cada grupo farão as semifinais em jogos de ida e volta. Os vencedores dos confrontos fazem a final em abril, também em duas partidas.

As mudanças ocorridas geraram muito tumulto e críticas, boas e ruins, nas discussões de futebol. A competição, apesar de acontecer em um tempo menor, segundo Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, será mais dinâmica. Mas de uma coisa não podemos duvidar: a FIFA tem pressa… e o Brasil? O Brasil que arrume a casa!

Confira como estão os grupos do Campeonato:

GRUPO A

São Paulo

Penapolense

Linense

Atlético Sorocaba

Comercial

GRUPO B

Corinthians

Botafogo

XV de Piracicaba

Ituano

Audax

GRUPO C

Santos

Ponte Preta

São Bernardo

Paulista

Portuguesa

GRUPO D

Palmeiras

Mogi Mirim

Bragantino

Oeste

Rio Claro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s