Mal Perséfone

Gabriela Lima

Como a sociedade de hoje influencia nas dietas e nos padrões de beleza que as pessoas têm adotado

Se você assistiu a novela que acabou sexta-feira, dia 31, deve ter notado vários problemas sociais que foram abordados ao longo da trama. Amor à vida foi alvo de críticas boas, por ser a primeira novela brasileira a transmitir um beijo gay, mas também, foi alvo de críticas negativas pela superficialidade que tratava de alguns temas importantes. Um deles foi sobre a obesidade, em que a Perséfone (Fabiana Karla Simões Barbosa) sofria muito preconceito por ser conhecida pela aparência e não por sua personalidade. A aparência influenciava de tal modo a vida da personagem que a insatisfação na vida amorosa era associada diretamente à estética de Perséfone. Durante a história, a “gordinha virgem” resolve fazer uma dieta considerada maluca – a dieta da melancia – e que no final, Perséfone é obrigada a parar a dieta por conta de um desmaio ocasionado pela má alimentação.

Dieta

Hoje em dia, muitas pessoas, principalmente as mulheres, sofrem do “Mau Perséfone”. Querem a maneira mais rápida e sem esforços de emagrecer, seguindo o padrão de beleza ditado pela moda. Dietas que prometem uma mudança drástica na alimentação são perigosas e não indicadas pelos profissionais da alimentação. A nutricionista Isabela Areias comenta sobre a importância de se reeducar na forma de se alimentar, “é importante entender que as dietas não devem ser uma adaptação momentânea da alimentação, mas sim uma reeducação alimentar, ou seja, a pessoa vai de fato se educar em relação a sua alimentação, e por isso não haverá o momento de “parar” de segui-la, e assim não há o ganho de peso posterior, como muitas vezes acontecem”, explica a nutricionista.

A saúde ficou para trás. Hoje as pessoas procuram ter o corpo perfeito para ganhar “likes” no facebook e para ficarem mais parecidas com as atrizes que aparecem na televisão e revista. Muito se tem discutido sobre o padrão de beleza imposto às pessoas e um vídeo no youtube mostrou como as mulheres sofrem modificações para ficarem “lindas”. Confira o vídeo no link: http://www.youtube.com/watch?v=fo35czG5avE. É photoshop, é maquiagem, é dieta. A busca necessária de uma reeducação alimentar por conta da saúde não é mais comum nos dias atuais, argumento também ressaltado por Isabela Areias.

A equipe do Livrevista procurou uma dieta que prometia um emagrecimento de 5kg em uma semana e pediu para a nutricionista Isabela avaliar a dieta. Em primeiro lugar, ela ressaltou a dificuldade de analisar uma dieta sem analisar o indivíduo a que ela é aplicada. De acordo com ela, “as dietas dependem do indivíduo, de suas características pessoais, de sua necessidade metabólica, entre outras variáveis(…) é difícil ‘prometer’ a todos uma perda de 5kg, já que isso dependerá da reação de cada organismo”. No caso, Isabela apontou como positivo o conselho que a dieta dá de praticar exercícios físicos regularmente, já que uma alimentação bem regulada é aquela que relaciona bem o consumo com os gastos calóricos.

Muitas pessoas trocam os motivos de saúde por motivos estéticos e se esquecem que uma hora o corpo dá sinais de que a alimentação não está adequada (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas trocam os motivos de saúde por motivos estéticos e se esquecem que uma hora o corpo dá sinais de que a alimentação não está adequada (Foto: Divulgação)

As dietas exageradas e rígidas, muitas vezes, acarretam um desequilíbrio metabólico, ainda mais quando feitas com muitas restrições sem um acompanhamento de um profissional. Se você deseja fazer uma dieta para emagrecer, siga o conselho de Isabela Areias, “A maneira certa de emagrecer é consultando seu médico ou nutricionista, a fim de se informar em relação à necessidade de perda de peso, e buscar uma reeducação alimentar supervisionada e buscar um estilo de vida saudável como um todo. E o mais importante: fugir das promessas milagrosas”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s