A polêmica Rússia fazendo jus à fama nos Jogos de Inverno de 2014

Flávia Simão

Os jogos Olímpicos de Inverno de 2014, oficialmente Jogos da XXII Olimpíada de Inverno, aconteceram entre os dias 6 e 23 de fevereiro e tiveram como sede principal a cidade de Sochi e como subsede o Resort da Clareira Vermelha, localizados na Rússia. Esta é a primeira vez que o país sedia os Jogos Olímpicos de Inverno, que bateu recorde de número de participantes, sendo 88 países que classificaram seus atletas para competir.

Só que em meio a preparação dos jogos, a Rússia pegou fogo! Várias denúncias foram feitas com relação ao país-sede.

A polêmica que mais tomou conta do evento foi em relação aos homossexuais. A Rússia, que possui leis que restringem o direito dos gays, causou inúmeras reações negativas em todo o mundo. Com isso, atletas e visitantes ficaram com medo de serem perseguidos ou, até mesmo, serem presos pelo governo. Enquanto isso, o prefeito de Sochi, Anatoly Pakhomov, tentava amenizar a situação (ou piorar), e disse que a cidade não pode ser homofóbica, já que não existem homossexuais por lá.

A polêmica sobre os homossexuais nos Jogos de Inverno enfureceu ativistas e vários governos estrangeiros (Foto: alliance/dpa)

A polêmica sobre os homossexuais nos Jogos de Inverno enfureceu ativistas e vários governos estrangeiros (Foto: alliance/dpa)

Vladmir Putin, atual presidente da Rússia, assegurou aos homossexuais que estiverem em Sochi durante os Jogos de Inverno que eles vão ficar bem, contanto que “deixem as crianças em paz”.

Com toda essa situação desagradável, vários líderes mundiais se recusaram a participar dos jogos ou diminuíram as suas delegações em protesto contra a lei russa aprovada no ano passado que proíbe a promoção de relações “não tradicionais”.

Além disso, muitos atletas de outros países que haviam chegado na Rússia, reclamaram das acomodações mal-acabadas e bizarras dos hotéis e o mais controverso é que o governo russo recebeu muita verba, em torno de US$ 50 bilhões, para construir estruturas de qualidade.

Outra polêmica que fez parte do evento foi o fato de alguns trabalhadores da construção civil, que estavam exercendo a sua função nas estruturas esportivas para o evento, se queixarem que o pagamento era muito inferior ao que foi prometido a eles, afirmando que estavam recebendo apenas a metade do valor que deveriam. Como resposta, eles foram atacados por policiais que os espancaram, abusaram sexualmente e os obrigaram a confessar crimes que não cometeram, como o roubo de materiais de construção.

No mesmo momento, também estava havendo a varredura de animais na região. Antes do evento, o governo russo decretou a ação, mas devido à má aceitação do público, alegaram que não ia mais ocorrer a varredura. Porém, às escondidas, o governo matou vários animais. Moradores disseram que vários cães desapareceram das ruas de Sochi.

Pela transmissão do encerramento dos Jogos de Inverno,  o que podemos concluir é que as polêmicas foram bem manipuladas durante o evento, foram quase esquecidas. No entanto, não podemos saber de fato o que aconteceu por lá, apenas pela mídia não promover uma má impressão dos Jogos. Agora só nos resta esperar pelo encerramento feliz que a Rússia, com certeza, promoverá e que as liberdades individuais, o bom senso e o respeito aos seres humanos sejam enraizados no país.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s